­

­

XXVII CRICTE

 FEIRA DE PROTÓTIPOS 

    UDESC - CCT - Joinville - Brasil

12 a 15 de Julho de 2016

Evento

	O Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em  Engenharia - CRICTE, foi criado em 1985, por iniciativa do Núcleo-RS da ABENGE  (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia), visando dar oportunidade aos  estudantes de apresentarem seus trabalhos de iniciação científica e tecnológica  em engenharia.

Desde lá tem sido realizado anualmente, em várias instituições da região sul,  consolidando-se como importante instrumento de intercâmbio entre as universidades  do sul do Brasil e de países vizinhos.

 

Já no primeiro CRICTE, contou-se com a participação de Instituições de Ensino  de Engenharia de Santa Catarina, sendo o evento organizado em conjunto pelos  Núcleos RS e SC da ABENGE. Posteriormente, com a participação de Instituições do  Paraná, a abrangência passou a ser regional e hoje já se tem participação de outros  países do Mercosul. Em geral o local de realização dos congressos é alternado entre  os três estados da região sul.

 

Este evento tem a finalidade de divulgar trabalhos técnicos e científicos que  estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, monitores, estagiários ou  voluntários, sob orientação e estímulo de seus professores, realizam durante seus  cursos. Vários destes trabalhos servem de suporte a projetos mais amplos, de mestrado  e doutorado, o que vem possibilitando a integração de estudantes de graduação com  pesquisadores.

 

A participação de estudantes em estágio profissional neste evento permite o  intercâmbio universidade-empresa, através de trabalhos de pesquisa, o que contribui  para a formação de profissionais atualizados com o estado-da-arte.

 

A participação no mesmo tem sido crescente desde sua instalação contando nas  suas últimas edições com aproximadamente 900 participantes, entre estudantes de  graduação, professores orientadores e professores convidados.

 

Nos primeiros congressos os temas inscritos envolviam as áreas mais tradicionais  das Engenharias Civil, Mecânica, Química, Elétrica, etc. Com a expansão do evento,  várias áreas afins, como Ciência da Computação, Física, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Ambiental, Florestal, Produção e de Alimentos, passaram a submeter trabalhos.

 

É apresentado na sequência o histórico do CRICTE, indicando o ano e o local de realização dos eventos:

 

I CRICTE 1985 Caxias do Sul - RS

II CRICTE 1986 Florianópolis - SC

III CRICTE 1987 Rio Grande do Sul

IV CRICTE 1988 Blumenau - SC

V CRICTE 1989 São Leopoldo - RS

VI CRICTE 1990 Porto Alegre - RS

VII CRICTE 1991 Porto Alegre - RS

VIII CRICTE 1992 Joinville - SC

IX CRICTE 1993 Santa Maria - RS

X CRICTE 1994 Blumenau - SC

XI CRICTE 1995 Caxias do Sul - RS

XII CRICTE 1996 Curitiba - PR

XIII CRICTE 1997 Porto Alegre - RS

XIV CRICTE 1999 Santa Maria - RS

XV CRICTE 2000 Rio Grande - RS

XVI CRICTE 2001 Ijuí - RS

XVII CRICTE 2002 Passo Fundo - RS

XVIII CRICTE 2003 Itajaí - SC

XIX CRICTE 2004 Curitiba - PR

XX CRICTE 2005 Foz do Iguaçu - PR

XXI CRICTE 2006 Ijuí - RS

XXII CRICTE 2007 Passo Fundo - RS

XXIII CRICTE 2009 Joinville - SC

XXIV CRICTE 2010 Rio Grande - RS

XXV CRICTE 2013 Passo Fundo - RS

XXVI CRICTE 2014 Alegrete – RS

XXVII CRICTE 2016 Joinville - SC